O que é o SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central? Saiba tudo sobre o sistema SCR




O SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país. O sistema é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras e apresenta a situação das operações existentes, estejam em atraso ou em dia, ao final de cada mês.
São objetivos do SCR:
- prover a supervisão do Banco Central com informações que melhorem a capacidade de avaliação da carteira de crédito das instituições, auxiliando a detecção e prevenção de crises bancárias;
- permitir o desenvolvimento de ferramentas que sinalizem instituições com problemas potenciais em relação à carteira de crédito;
- permitir que o Banco Central realize análises sobre o mercado de crédito;
- auxiliar as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, preenchendo a lacuna de informações comportamentais de um cliente.

2. Acesso
Podem ter acesso ao SCR: as áreas especializadas do Banco Central; as instituições financeiras, desde que autorizadas por seus clientes; e as pessoas físicas e jurídicas.
Internet
As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para que possam fazer consultas ao SCR diretamente na internet. é necessário o credenciamento prévio no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
Mais informações sobre acesso e credenciamento no Sisbacen: www.bcb.gov.br/?ACESSCRED.
Telefone
Não é possível fazer consultas ao SCR por telefone.
Correspondência
Solicitações de relatórios do SCR podem ser feitas por correspondência, uma vez cumpridos os seguintes requisitos de identificação:
- pessoa física: enviar cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF e
autorização, com firma reconhecida, para que o Banco Central realize a pesquisa e envie o relatório pelo correio. O relatório será entregue apenas ao próprio destinatário, mediante identificação.
- pessoa jurídica: enviar cópia autenticada do contrato social e da certidão da junta comercial; declaração que ateste que os documentos apresentados são atuais e representam a verdade dos fatos, além de autorização para que o Banco Central realize a pesquisa e envie o relatório pelo correio — ambas com firma reconhecida. Adicionalmente, deve ser enviada cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF do representante legal da empresa. O relatório será entregue apenas ao próprio destinatário, mediante identificação.
Presencialmente
A informação pode ser obtida presencialmente em qualquer central de atendimento do Banco Central, devendo o interessado estar munido de seus documentos ou dos documentos de sua empresa.

Como saber quais os créditos que você fez com os Bancos: 
O cidadão pode se beneficiar do SCR para saber quais são os seus relacionamentos ativos no sistema financeiro. Isso ajuda a ter maior controle sobre a sua vida financeira. Essas informações podem ser consultadas no Registrato​. 

O que é registrado no SCR:

- empréstimos e financiamentos;
- adiantamentos;
- operações de arrendamento mercantil;
- coobrigações e garantias prestadas;
- compromissos de crédito não canceláveis;
- operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
-  demais operações que impliquem risco de crédito;
- operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
-  operações com instrumentos de pagamento pós-pagos; e
​- outras operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BC.


Fonte: Banco Central do Brasil

                     

Postar um comentário

0 Comentários