sábado, 25 de maio de 2019

O QUE É INVESTIMENTO CDI






Em resumo, o Certificado de Depósito Interbancário trata-se de uma taxa que lastreia as operações interbancárias (entre bancos).
Sim, um banco costuma emprestar dinheiro ao outro com prazo para devolução de 24 horas. A taxa cobrada entre eles regula o mercado de renda fixa e de fundos de investimentos de renda fixa.
Eles precisam desses empréstimos para manterem seus caixas com saldo positivo.

Afinal, como funciona o CDI?
O significado da sigla CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de emissão feito pelos bancos, que emprestam dinheiro entre si em uma modalidade de empréstimo de curtíssimo prazo.
Isso acontece, entre outras coisas, por força de uma regra do Banco Central.
Essa regra diz que os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo, e, quando o número de saques supera o de depósitos, a diferença é tomada de outros bancos, que estejam superavitários através do CDI.
A referência adotada pelo mercado que vemos nos cadernos de economia nasce da taxa média praticada nesses empréstimos entre os bancos.

Para que Serve o CDI e Qual a Relação do Índice Com os Seus Investimentos?

Qual a função do CDI?
Ao contrário do que muita gente pensa, não é possível "investir no CDI". Para nós, pessoas físicas, o CDI é uma mera referência que as diversas modalidades de investimentos de renda fixa buscam igualar ou superar.
Então, a relação é total! O CDI é aceito no mercado (junto com a SELIC) como a "rentabilidade mínima" esperada de qualquer investimento. Modalidades "indexadas" ao CDI sofrerão mudança em sua rentabilidade conforme a variação deste índice.

Como Funcionam as Rentabilidades Atreladas ao CDI? 

As rentabilidades atreladas ao CDI usam o índice como referência e entregam percentuais relativos a ele. Assim, como falado antes, toda variação do CDI impactará diretamente nesses investimentos.
Por exemplo: um CDB que rende 110% do CDI, tem rentabilidade 10% acima. Supondo que o CDI hoje seja de 10%, esse CDB terá uma rentabilidade bruta de 11% (antes do imposto de renda). Se o CDI cai para 9%, a sua rentabilidade cai junto.

Vantagens e Desvantagens para os Bancos e Investidores

O tema é complexo demais para limitar-se a "prós e contras". Contudo, a questão óbvia é que, se sobe muito, é porque o custo do dinheiro está mais alto, junto com os preços e, por conseguinte, a inflação.
Pode parecer ótimo para quem tem dinheiro aplicado, mas, de maneira geral, mostra que a economia não está bem.
Por outro lado, se o CDI cai, investimentos pós-fixados caem junto, perdendo a atratividade e a rentabilidade. Diferente do prefixado, que nesse caso passa ser interessante, pois a taxa será mantida.
Se for um investimento de liquidez diária, sem problema. Se houver carência para o saque, o investidor terá que amargar essa queda até o vencimento do título, deixando de ganhar ou até, com chances de perda, frente a outras opções.
Por isso ter objetivos claros na hora de escolher um investimento é fundamental. A questão o que é CDI é vital para novos investidores.

Fonte: Rico

Nenhum comentário : (Não use spam)

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário...

Copyright 2019 All Rights Reserved / Privacy Policy / Sitemap / Contact Us

Desenvolvido por / Caderno de Tutoriais / Powered by / Blogger